sábado, 9 de janeiro de 2010

Um "Dervishe" Bem Brasileiro

Júlio César de Mello e Souza nasceu no dia 6 de maio de 1895 na cidade de Queluz, estado de S. Paulo, Brasil e celebrizou-se sob o psedónimo de Malba Tahan.

Foi um caso raro de um professor de matemática, quase tão famoso como um jogador de futebol. Na verdade, foi um professor criativo e ousado que estava muito além do ensino exclusivamente expositivo do qual foi um feroz crítico.
Com base na sua paixão pela cultura árabe, cuja língua estudou, e nas suas leituras enquanto jovem dos Contos das Mil e Uma Noites, construiu um personagem raro: Malba Tahan.

Malba Tahan nasceu em 1885 na aldeia de Muzalit, Península Arábica, perto da cidade de Meca, um dos lugares santos do islamismo. A convite do emir Abdulaziz ibn Ibrahim, assumiu o cargo de prefeito da cidade árabe de El-Medina. Estudou no Cairo e em Constantinopla. Aos 27 anos, recebeu uma grande herança do pai e iniciou uma longa viagem pelo Japão, Rússia e Índia. Morreu em 1921, lutando pela libertação de uma tribo na Arábia Central. Em cada aventura, Malba Tahan acabava sempre por se envolver com algum engenhoso problema matemático, que resolvia magistralmente. O sucesso desta ideia foi imediato. De tal modo que Mello e Souza acabou por escrever dezenas de livros para o "seu" Malba Tahan, tais como: A Sombra do Arco-Íris (o seu livro predilecto), Lendas do Deserto, Lendas do Céu e da Terra, Céu de Allah e Mil Histórias sem Fim.

O Homem que Calculava (traduzido para várias línguas, vendeu mais de 2 milhões de exemplares só no Brasil onde está na 42ª edição). Júlio César de Mello e Souza viveu 79 anos (1895 - 1974). Visite: http://www.malbatahan.com.br/